É quase impossível falar sobre escotismo sem citar Baden-Powell. Considerado como o mentor da prática escoteira, o inglês Robert Stephenson Baden-Powell nasceu em Londres em 1857, bem no auge da Belle Époque europeia. Filho de um professor de Oxford e neto de um militar inglês, Baden-Powell veio de uma família que prezava pela curiosidade, pelo conhecimento e pelas aventuras, já que seu bisavô Joseph Brewer Smyth foi um dos primeiros europeus a colonizar os Estados Unidos.
B.P cresceu cercado por sua mãe e seus 6 irmãos e teve uma infância difícil logo após o falecimento do seu pai. Aos 19 anos de idade ele aceitou ir para à Índia como subtenente do regimento que formava a cavalaria da Guerra da Criméia. Baden-Powell seguiu então carreira militar e ao longo de sua vida recebeu inúmeros troféus e prêmios por suas habilidades e seu comprometimento. B.P dedicou sua vida em viajar pelo mundo todo em busca de aventuras e ajudar povos menos favorecidos, como os africanos, por exemplo.
Em 1899 Robert tornou-se Coronel, sendo assim designado para a guerra dos boers na África do Sul. B.P recebeu seu renome de herói de guerra durante o cerco de Mafeking, conflito que ocorreu em uma cidadezinha africana que se projetou para o mundo quando se tornou cenário de guerra entre os boers e os britânicos.
Após retornar para a Inglaterra, Baden-Powell foi visto como herói por seus compatriotas. Foi então que o britânico começou a escrever livros relatando suas experiências como militar que atuou em diversos conflitos. Devido ao grande sucesso de suas obras de auto-ajuda para outros militares, em 1907 Baden-Powell foi a ilha de Brownsea com mais 20 rapazes, onde realizou o primeiro acampamento escoteiro.
Passos em direção ao escotismo
Depois do sucesso da sua primeira expedição acompanhado por jovens, em 1908, B.P lançou mais seis livros de adestramento para escoteiros, entre eles o “Escotismo para Rapazes”, sua obra mais famosa. Robert não tinha ideia de como o guia afetaria os jovens do mundo inteiro. O sucesso foi tão grande que em 1910 Robert abandonou a carreira de militar para ingressar na sua nova jornada: sua vida de serviço ao mundo por meio do Escotismo.
Foi em 1912 que o movimento tomou proporção mundial.Após realizar uma viagem ao redor do mundo para contatar escoteiros de muitos outros países, Baden-Powell ajudou a propagar seus ensinamentos. O movimento continuou a crescer quando os Escotismo completou 21 anos já estava com mais 2 milhões de integrantes. Nesta ocasião Baden-Powell recebeu do rei Jorge V a Honra de ser elevado a barão, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell. Mas apesar deste título, para todos os escoteiros ele continuou e continuará sempre sendo B-P, o Escoteiro-Chefe-Mundial.
Após receber inúmeras honrarias pelos seus atos em prol do escotismo, Baden-Powell regrassou a África e foi morar com sua esposa, Lady Baden-Powell, no Quênia. O pai do escotismo passou seus últimos dias, depois de viver 83 anos, cercado por florestas que tinham quilômetros de extensão e que de longe era possível avistar montanhas com picos cobertos de gelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário